quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PEV espera que a Europa não vacile no combate às alterações climáticas


O Partido Ecologista "Os Verdes" afirmou hoje esperar que da Conferência de Copenhaga, em Dezembro, sobre alterações climáticas, saia um acordo ambicioso e que a União Europeia não se vergue perante pressões externas. A posição dos ecologistas foi assumida por Madeira Lopes no final de uma audiência com o primeiro-ministro, José Sócrates, sobre a agenda da próxima Cimeira Europeia, na quinta-feira.

Segundo Madeira Lopes, a actual crise económica e financeira tem também uma componente ambiental. "Acreditamos que é com mudanças profundas no ambiente e na energia que poderemos dar uma resposta na criação de emprego verde e na ultrapassagem desta crise. Vemos com preocupação algumas sombras negras que pairam sobre Copenhaga", referiu o dirigente de "Os Verdes".

Para Madeira Lopes, a União Europeia deverá "bater-se por um acordo muito forte em Copenhaga", sendo "importante que se mantenha o objectivo mínimo de redução em 40 por cento das emissões até 2020".
"Apesar das pressões dos sectores industrial e financeiro dos Estados Unidos, é importante que a Europa me mantenha firme nos seus propósitos ambientais. Pior do que nenhum acordo em Copenhaga é certamente um mau acordo para o mundo que seja vendido à opinião pública como um bom acordo", sustentou.

O Partido Ecologista "Os Verdes" reiterou as suas críticas ao processo de ratificação do Tratado de Lisboa da União Europeia, salientando que atenta contra a "diversidade" dos Estados-Membros e, em particular, contra os pequenos Países.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário