quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BARREIRO: Atribuídos pelouros na Câmara Municipal do Barreiro - Rui Lopo de “Os Verdes” assume área do Planeamento


Pelo que apurámos, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro já distribuiu pelouros aos eleitos da CDU, mantendo sobre a sua responsabilidade as áreas de Comunicação, e, também a Participação. Rui Lopo, do Partido Ecologista “Os Verdes”, assume a área de Planeamento e Gestão Urbana. Carlos Moreira, assume as áreas de Gestão Financeira, Recursos Humanos e Administrativas. Sofia Martins e Regina Janeiro mantêm as áreas que tinham sobre a sua responsabilidade no mandato anterior, ou seja Sofia Martins mantém as áreas de Obras Municipais, as Águas e Saneamento, assim como Regina Janeiro, mantém as áreas da Cultura, Desporto e Assuntos Sociais. Não tivemos acesso ao despacho que, hoje, terá sido efectuado pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro, atribuindo áreas de competência aos vereadores eleitos da CDU, mas, pelo que apurámos as responsabilidades, no global estão atribuídas, faltando clarificar algumas áreas, que, naturalmente só serão atribuídas após estarem concluídas as negociações com os vereadores do PS e PSD.

O Conselho de Administração dos Transportes Colectivos do Barreiro deverá ser presidido pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro, contando, ainda, com a participação de Carlos Moreira e Sofia Martins, embora, esta seja uma matéria que será debatida na primeira reunião do Executivo Municipal, dado que é uma competência da Câmara e não do presidente da autarquia.

Nuno Banza, vereador eleito pelo Partido Social Democrata, poderá exercer o mandato com um tempo inteiro, de acordo com as declarações do presidente da Câmara Municipal do Barreiro, ontem à noite, no decorrer do acto de posse dos novos autarcas. No entanto, ainda, não está definida a área que assumirá no Executivo Municipal, com distribuição de competências. Eventualmente, poderá ficar com a área do Ambiente, que no mandato anterior era exercida por Bruno Vitorino, eleito pelo PSD.

No que diz respeito aos vereadores eleitos pelo Partido Socialista, o presidente da autarquia, terá proposto a atribuição de um tempo inteiro ao candidato Nuno Santa Clara Gomes e a atribuição de pelouros aos restantes eleitos. Pelo que apurámos os socialistas ainda não clarificaram se vão, ou não, aceitar pelouros, estando a decisão pendente da tomada de posição da Comissão Política Concelhia do Barreiro, que vai reunir na próxima 5ª feira, com o objectivo de apreciar esta matéria. Sabemos que, no PS, há duas linhas de pensamento sobre esta matéria – os que defendem que se aceitem pelouros, de forma a que os eleitos possam ter uma visibilidade activa, outra corrente, que opta pela posição quem venceu que governe, optando por não aceitar pelouros e exercendo apenas o mandato na oposição.

Fonte: Rostos Online

Sem comentários:

Enviar um comentário