segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Cerimónia de tomada de posse da Câmara e Assembleia Municipal de Setúbal


A presidente da Câmara Municipal de Setúbal acredita que este mandato será marcado pela execução de projectos que contribuam para melhorar a vida dos munícipes e reposicionar o Concelho “como um dos mais importantes pólos urbanos e culturais de Portugal”.

Na cerimónia de tomada de posse da Câmara e da Assembleia Municipal para o mandato 2009-2013, realizada ontem, Maria das Dores Meira indicou que, não obstante a maioria absoluta, a CDU conta com a “colaboração activa de representantes de outras forças partidárias”, bem como com a participação de todos os munícipes. O objectivo, referiu, é executar os projectos definidos “para que a vida dos munícipes seja cada vez melhor”, avançando “resolutamente, de olhos postos nos caminhos da mudança, da transformação, na busca incessante de uma cidade melhor, de uma cidade nova, de todos e para todos”.

A autarca indicou que a maioria absoluta significa que os eleitores “reconheceram a qualidade do trabalho e a justeza” das opções tomadas, advertindo que deve, também, ser lida como uma “rejeição das práticas de permanente criação de obstáculos à gestão camarária” verificadas, referiu, no mandato anterior.
Reforçando que o Executivo municipal trabalhará “para quantos saibam abdicar dos interesses particulares, em benefício do bem comum”, Maria das Dores Meira indicou que se colocam alguns desafios neste mandato, materializados “na necessidade de promover mais e melhor desenvolvimento, para mais e melhor emprego, e de dar mais segurança às populações”.

Nesta área, a par do cumprimento das responsabilidades do Município na “criação e desenvolvimento de projectos de intervenção social coerentes e eficazes”, será exigido que o Estado cumpra as suas “alienáveis obrigações nesta matéria, com o reforço e apoio às forças de segurança e a criação de condições legislativas que facilitem o combate à criminalidade”. A prioridade da intervenção na área social será para manter, adiantou, com um trabalho em rede através do desenvolvimento de parcerias e do envolvimento de todos os agentes do sector. A dignificação das condições de habitação das famílias carenciadas, com realojamentos, reabilitação de bairros e criação de estruturas e acções de apoio, é, na área social, uma preocupação do Executivo, assumiu Maria das Dores Meira, exemplificando com a regeneração urbana da Bela Vista, no âmbito de um programa de 16 milhões de euros aprovado no mandato anterior.
O reforço da qualidade da higiene e limpeza e dos espaços verdes, a melhoria das condições de funcionamento das escolas e o aumento da capacidade de resposta às necessidades e solicitações dos munícipes foram outros objectivos apontados pela edil.

A autarca enumerou ainda diversos projectos já assumidos, como a criação de novas centralidades em Azeitão e nas Manteigadas e a requalificação do centro histórico e da zona ribeirinha, incluindo a renovação do Mercado do Livramento, a instalação da Casa da Cultura e a recuperação do Convento de Jesus.
“As transformações de que a Autarquia será a principal autora enquadram-se na visão estratégica que definimos para Setúbal. Uma visão que implica a recuperação progressiva, mas segura, da importância do nosso concelho como pólo urbano central de referência na Área Metropolitana de Lisboa”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Na tomada de posse, Maria das Dores Meira assumiu uma ambição ainda maior do que esse reconhecimento regional, anunciando que este Executivo municipal pretende “reposicionar Setúbal como um dos mais importantes pólos urbanos e culturais de Portugal”.
Para o mandato 2009-2013, a Câmara Municipal de Setúbal é constituída por Maria das Dores Meira (presidente), André Martins (do PEV), Carlos Rabaçal, Carla Guerreiro e Rui Higino, todos da CDU, por Teresa Almeida, Fátima Lopes e Fernando José, do PS, e por Jorge Santana, do PSD.
Os membros da Assembleia Municipal de Setúbal também tomaram posse e, na primeira reunião de funcionamento, elegeram a Mesa, presidida por Ricardo Oliveira e com Jerónimo Lopes e Natividade Moutinho (do PEV), como 1.º e 2.º secretários.

Fonte: Rostos Online

Sem comentários:

Enviar um comentário