quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Frente Ribeirinha do Barreiro recuperada até 2012


A Câmara do Barreiro avança este ano com a recuperação de cinco quilómetros da frente ribeirinha em Alburrica, num investimento de 11,2 milhões de euros.
O projecto de Regeneração Programada da Área Ribeirinha de Alburrica (Repara), que deve estar concluído até 2012, inclui a consolidação e reforço da estrutura de areal que protege o património edificado em Alburrica, ponta do Mexilhoeiro e zona norte. Para a zona da praia fluvial, de forma a reforçar a vocação turística, estão previstas instalações sanitárias e quiosques para actividades económicas e culturais. O programa, aprovado no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional, conta com mais de 40 acções, que englobam áreas como a reabilitação do território, tecido social e actividade económica de Alburrica e valorização de zonas como a Avenida de Bento Gonçalves, Rua de Miguel Pais e Barreiro antigo.
Para estes cinco quilómetros pretende-se a dinamização do turismo e do lazer, a sua inovação, sustentabilidade, competitividade e a criação de um cluster económico (produção de ostras), através do emprego, inclusão social e revitalização ambiental, explicou o vereador Rui Lopo, responsável pelo Planeamento e Gestão Urbana. As acções assentarão em oito grupos, que possibilitam a intervenção em Alburrica, na Rua de Miguel Pais, nas ligações com o Barreiro antigo, na Avenida de Bento Gonçalves e no Bico do Mexilhoeiro. A eficiência energética e a disseminação da intervenção estão entre os objectivos a alcançar.
Entre as primeiras obras estará a construção do emissário na Avenida de Bento Gonçalves, que levará as águas residuais para a nova ETAR, quase concluída. O presidente da autarquia, Carlos Humberto, disse que as obras de reabilitação da praia fluvial do Barreiro começarão nas próximas semanas. Os moinhos de vento e de maré que se encontram no areal serão igualmente recuperados.

Sem comentários:

Enviar um comentário