sexta-feira, 12 de março de 2010

“PEDALAR PELA GESTÃO PÚBLICA DA ÁGUA”


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água – que se assinala a 22 de Março - o Partido Ecologista “Os Verdes” organiza um passeio de bicicleta na Moita, no dia 20 de Março, sob o lema “Pedalar pela gestão pública da água”.


Com esta iniciativa, “Os Verdes” pretendem chamar a atenção para um conjunto de factores que consideram essenciais:

• A água é um bem escasso. Na Terra, 98% da sua superfície é coberta por água, porém, apenas 2,5% é água doce e só 1% está disponível para o consumo humano.

• A água é um elemento fundamental para a existência de qualquer forma de vida, é um bem público e a sua gestão, pela dimensão que tem em todos os campos da actividade humana, desde a indústria, à agricultura e florestas, passando pelas pescas, transportes e lazer, deve estar necessariamente nas mãos de entidades públicas que têm como objectivo a satisfação do interesse e das necessidades das populações, acima de quaisquer outros.

• “Os Verdes” defendem uma política que promova a água como suporte de vida, como veículo do desenvolvimento da humanidade na sua plenitude, compreendendo e respeitando a sua dimensão ecológica e o seu ciclo natural.

• “Os Verdes” defendem, ainda, que os usos da água devem, promover a poupança e o combate ao desperdício, bem como uma componente social no âmbito das tarifas dos serviços da água, aplicável a serviços públicos e a concessionários privados, garantindo, que designadamente nos usos domésticos, seria tida em conta a situação da população mais carenciada, assim como o agregado familiar, por forma a criar justiça no acesso à água e na proporção dos gastos.

Participe nesta iniciativa em defesa da Gestão Pública da Água.


O grupo de ciclistas, composto por amigos e militantes de “Os Verdes” partirá da Baixa da Banheira pelas 10.00h. Depois de um passeio e do almoço convívio, está prevista a realização de uma conferência de imprensa que contará com a participação de:

Carlos Jesus (médico)

João Lobo (presidente da AIA - Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal, ainda a confirmar)

Heloísa Apolónia, deputada à Assembleia da República



PROGRAMA

20 de Março, Sábado

10h00 – Concentração dos participantes no Parque José Afonso, junto da Torre e do Polidesportivo – Baixa da Banheira

10h30 – Partida (para a Moita)

13h00 – Almoço convívio no Café “A Fonte” – Quinta Fonte da Prata (em frente à Escola Primária)

15h30 – Conferência de Imprensa – Café “A Fonte”


Junta-te a nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário