quinta-feira, 17 de junho de 2010

Vale a Pena Lutar – Urgências de Pediatria do Barreiro e Setúbal


Numa onda do Governo de encerramentos indiscriminados de todos os serviços e mais alguns que se possam arranjar, desde escolas, a serviços de saúde, a postos de forças de segurança, a linhas ferroviárias, etc., a Administração Regional de Saúde anunciou que as urgências pediátricas do hospital do Barreiro e do hospital de Setúbal seriam encerradas no período do Verão. Ou seja, nesse período as crianças necessitadas de cuidados urgentes de saúde deslocar-se-iam ao hospital Garcia d’Orta, em Almada.

Neste anúncio, referia o responsável da Administração Regional de Saúde que não havia qualquer motivo para que quem quer que fosse contestasse esta medida! … Toda, toda a gente contestou a medida, desde as populações, a autarcas, aos próprios pediatras!

Como poderia uma medida de tal forma absurda, de tal modo cega em relação às necessidades da população não ser alvo de contestação? Como é possível propor que um serviço de pediatria funcione concentrado no já hiper-lotado hospital Garcia d’Orta?

Veio a Administração Regional de Saúde informar, então, que afinal os serviços não vão ser encerrados. Disse que não foi dar o dito por não dito, foi apenas o reconhecimento de que afinal havia pediatras suficientes para a assegurar todos os horários necessários. O mais irrelevante é que a Administração de Saúde diga agora o contrário do que disse. O mais relevante é que afinal a decisão já não vai para a frente e que os serviços de urgência de pediatria do Barreiro e de Setúbal se vão manter abertos 24h por dia.

Conclusão: vale a pena lutar… se ninguém tivesse dito nada, nem contestado nada, a decisão absurda da Administração Regional de Saúde tinha ido para a frente, o Estado poupava uns dinheiros e os utentes ficariam altamente prejudicados sem serviço de urgência de proximidade.

Agora cumpre-nos ficar atentos, para ver se o Ministério da Saúde, por via da Administração Regional de Saúde, não se lembram outra vez de tomar medida idêntica noutra altura qualquer do próximo ano, com a desculpa do transitório, que neste país rapidamente se torna definitivo! Não, ninguém compreende que um Governo assuma como propósito prejudicar assim tanto a população!
artigo de opinião da Deputada de "Os Verdes" na Assembleia da República, Heloísa Apolónia
in: setúbal na rede

Sem comentários:

Enviar um comentário