sábado, 18 de junho de 2011

Moinho de vento recuperado no Barreiro vai ser a sede da S.energia - Agência regional de energia


A Câmara do Barreiro inaugurou ontem o Moinho de Vento da Avenida da Praia, que vai funcionar como sede simbólica da agência regional de energia e acolher ateliês pedagógicos, disponibilizando também para consulta estudos e planos sobre questões energético-ambientais.

O vereador do Ambiente, Nuno Banza, referiu que esta recuperação era uma das propostas existentes no contrato para a constituição da agência regional de energia, a S.energia, que abrange os concelhos do Barreiro, Moita, Alcochete e Montijo.

O Moinho do Jim, com é conhecido, é um dos quatro moinhos de vento do concelho, que têm a particularidade de estarem ao nível do mar e não em espaços mais elevados como é habitual. No primeiro piso vai funcionar um espaço para divulgação e consulta de documentos, o segundo destina-se a um local para receber crianças, sendo o terceiro e último dedicado aos funcionários.

“Pôr o moinho à disposição da população era algo que ambicionávamos há muito tempo” defendeu Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro. O autarca defendeu ainda que é essencial preservar o ambiente, o Tejo e as zonas ribeirinhas – “este é o nosso grande património, é estratégico, e nele é preciso continuar a investir”.

O presidente da S.energia, Carlos Santos, vereador na autarquia da Moita, destacou que é importante que este novo espaço tenha uma forte componente formativa, de modo a contribuir para alterar comportamentos e atitudes em relação às questões energéticas. Será disponibilizada informação sobre temas como eficiência energética, energias renováveis, qualidade do ar, ruído, alterações climáticas, entre outros.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário