segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O PEV MARCA PRESENÇA EM ESPANHA NA MANIFESTAÇÃO CONTRA CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ - ACIDENTE EM FÁBRICA NUCLEAR FRANCESA REFORÇA NÃO AO NUCLEAR


O Partido Ecologista “Os Verdes” lamenta a existência de vítimas resultantes do acidente nuclear ocorrido hoje em França. Para o PEV, estão ainda por apurar os verdadeiros danos provocados por este acidente, sendo que se encontra em risco um enorme número de cidadãos, visto que se mantém o perigo de fuga radioactiva, cujos impactos no ambiente e seres humanos é difícil de controlar.

Este novo acidente vem somar-se a muitos outros que têm vindo a ocorrer, tanto em Franca como nos Estados Unidos da América, e que têm sido abafados e omitidos, reforçando a desconfiança da opinião pública relativamente a esta matéria.

“Os Verdes” reafirmam a sua total oposição ao nuclear e adiantam que vão seguir atentamente os danos e impactos deste acidente, cuja real extensão está ainda por apurar.

Uma delegação do Partido Ecologista “Os Verdes”, composta por dirigentes e activistas, marcará presença em Espanha, em solidariedade para com as organizações de ambiente espanholas, na manifestação pelo encerramento da central nuclear de Almaraz, localizada na província de Cáceres a escassos quilómetros da fronteira portuguesa, junto ao Rio Tejo.

O PEV tem vindo a marcar, ao longo dos anos a sua posição contra a energia nuclear e tem vindo a alertar para os perigos que constituem para o nosso país as centrais espanholas, e especialmente a de Almaraz, pela proximidade, pela utilização que faz das águas do Tejo e porque sempre apresentou problemas de funcionamento que são, na maioria dos casos, omitidas.

Um assunto sobre o qual “Os Verdes” questionaram o Governo por diversas vezes e que levam o PEV a considerar fundamental o encerramento desta infra-estrutura.


Sem comentários:

Enviar um comentário