quarta-feira, 21 de março de 2012

“Os Verdes” questionam Governo sobre degradação do Pavilhão de Portugal

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, sobre o estado de degradação do Pavilhão de Portugal, em Lisboa.

A Ordem do Arquitetos (AO) denunciou, a de 15 de Março, que o Pavilhão de Portugal, construído para a EXPO98, se encontra numa situação de degradação “dramática”. Este edifício foi desenhado por Siza Vieira, custou cerca de 23,5 milhões de euros e foi classificado como Monumento de Interesse Público pelo Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR).

Desde o final da exposição internacional (EXPO98) que nos habituámos a ouvir possíveis propostas e interessados no uso desse espaço, da Câmara Municipal de Lisboa, à própria Ordem dos Arquitetos, ao Governo, entre outros, mas nada de concreto resultou. Estamos, mais uma vez, perante um exemplo de mau uso do dinheiro dos contribuintes.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território possa prestar os seguintes esclarecimentos:


1. Porque não foi ainda resolvida a questão do uso a dar ao Pavilhão de Portugal?

2. Tem o Governo algum projeto para devolver este espaço aos cidadãos? Em caso afirmativo, para quando?

Sem comentários:

Enviar um comentário