sexta-feira, 28 de setembro de 2012

“Os Verdes” não querem saúde só para ricos



Um parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, solicitado pelo Ministério da Saúde, foi ontem tornado público e defende que se deve limitar o acesso aos tratamentos mais caros para tratar doenças como o cancro, a sida e doenças reumáticas, bem como os meios complementares de diagnóstico, de forma a combater o desperdício. Na divulgação deste parecer, o Presidente do Conselho de Ética foi ainda mais longe e afirmou que “não é possível todos terem acesso a tudo em termos de cuidados de saúde”.

O Partido Ecologista «Os Verdes» insurge-se contra estas declarações, defendendo que todos têm direito à saúde e à vida, independentemente da sua condição económica, sendo estes cortes inaceitáveis, perigosos e desumanos. Além disso, esta proposta colocaria em causa a prática deontológica dos médicos que, através da Ordem dos Médicos, já contestou esta possibilidade.

Para «Os Verdes», estas medidas trariam ainda mais desigualdades no acesso à saúde, em que apenas os ricos acederiam aos tratamentos mais caros, e consideram inadmissível recusar um tratamento a um doente devido a questões económicas, contrariando tudo o que está consagrado na Constituição da República e o próprio compromisso dos médicos para com os doentes.

No seguimento da apresentação do referido parecer e das declarações do Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, «Os Verdes» vão confrontar o Ministro da Saúde na Comissão Parlamentar  de Saúde no próximo dia 10 de Outubro no sentido de apurar  as intenções do Governo nesta matéria.

Sem comentários:

Enviar um comentário