sexta-feira, 22 de novembro de 2013

“Os Verdes” questionam Governo sobre encerramento da estação dos CTT na Baixa da Banheira - Moita

A Deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Economia, sobre o encerramento da estação dos CTT da Baixa da Serra (Baixa da Banheira, Moita), um encerramento que tem causado prejuízos à população local e, ainda, perda da qualidade do serviço prestado na estação da Baixa da Banheira que se mantém aberta e que sofreu um acréscimo de utentes. 
   
PERGUNTA:  
   
A Administração dos CTT – Correios de Portugal S.A. procedeu, em Abril deste ano, ao encerramento da estação dos CTT da Baixa da Serra, situada na rua Professor Rui Luís Gomes, nº 41, Baixa da Banheira, concelho da Moita.  
   
Três dias antes deste encerramento, foi afixado, na porta de entrada da referida estação de correios, um comunicado dos CTT, dirigido aos utentes, com a informação de que, por questões de segurança, as instalações estariam fechadas e reabririam no dia 22 de Abril no horário habitual, recomendando que, entretanto, os utentes se dirigissem à estação dos CTT da Baixa da Banheira, por ser a mais próxima.  

Pese embora o referido comunicado, a estação dos CTT da Baixa da Serra não reabriu no dia 22 de Abril, encontrando-se fechada até à presente data, tendo sido afixado um novo comunicado dos CTT aos utentes, no qual se solicitava que se dirigirem a uma de três outras estações de correios: Baixa da Banheira, Alhos Vedros ou Vale da Amoreira. A localidade da Baixa da Banheira tem mais de 20 000 habitantes e encontra-se dividida em duas zonas geográficas, resultantes do atravessamento no seu território pela linha de caminho-de-ferro suburbana (Linha do Sado), dando origem à zona Norte e à zona Sul, ambas com sensivelmente a mesma população residente.

Era justamente a estação dos CTT da Baixa da Serra, que servia a zona sul da Baixa da Banheira. Atendia diariamente centenas de pessoas, sendo bastante utilizada por empresários e pela população, em particular pela população mais idosa. Depois do encerramento referido, na estação de correios da Baixa da Banheira estavam, às 16,30h de um dia normal de atendimento, cerca de 40 pessoas para atender, com um tempo médio de espera de cerca de 1h30m, o que demonstra a perda de qualidade do serviço. E há alturas em que se forma uma fila de ainda mais pessoas, no exterior do edifício dos CTT, porque o interior não tem capacidade para tanta gente.

Assim, solicito a S. Exa A Presidente da Assembleia da República que, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, remeta a presente Pergunta ao Ministério da Economia, de modo a que me seja prestada a seguinte informação:

1. Por que razão se encontra encerrada a estação dos CTT da Baixa da Serra, na vila da Baixa da Banheira?
2. Por que razão os CTT informaram a população que a estação reabriria no dia 22 de Abril e até à data continua encerrada? O que levou a este encerramento continuado?
3. Quais as consequências que daí resultaram para a qualidade dos serviços postais prestados à população da Baixa da Banheira, nomeadamente à população residente na zona Sul?
4. Qual o tempo de espera em média na estação dos CTT da Baixa da Banheira e nas restantes duas estações/postos de correios apresentadas como alternativas?
5. Para quando a reabertura da estação dos CTT da Baixa da Serra?

O Grupo Parlamentar “Os Verdes”,
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 -  imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)
Lisboa, 22 de Novembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário