quarta-feira, 22 de março de 2017

23 de março - Conversa Ecologista no Barreiro – Stop ao CETA

Os Verdes vão promover amanhã, dia 23 de março, pelas 21:00h no Spill Cocktail Bar, no Barreiro, mais uma Conversa Ecologista em torno do CETA - Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá.

Esta conversa ecologista conta com a participação do Deputado Ecologista José Luís Ferreira e de membros da Plataforma STOP ao TTIP.


O CETA foi aprovado no passado mês de fevereiro no Parlamento Europeu, com 408 votos a favor e 254 votos contra, durante o plenário em Estrasburgo, e prevê um conjunto de medidas que poderão por em causa os serviços públicos, conferindo um poder ilimitado às empresas e nivelando as normas sociais e ambientais por baixo, atacando a capacidade de regulação dos direitos dos cidadãos por parte dos governos.

Falamos de serviços básicos como a água, a saúde, a energia, ou da proteção de dados que será apenas parcial. Desta forma, haverá previsivelmente uma sobreposição de interesses corporativos em detrimento do interesse público, tendo sido negociado durante oito anos em torno de um cerrado secretismo, sem a possibilidade de escrutínio por parte dos cidadãos e dos seus representantes eleitos, mas em estreita articulação com as multinacionais.

Os Verdes entendem que este acordo é extremamente lesivo para a Democracia e como tal têm vindo a promover várias iniciativas em torno do CETA, quer sejam iniciativas locais, como também na Assembleia da República, no sentido de alertar para os perigos que este acordo representa.

Sem comentários:

Enviar um comentário